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O que é Primeira Infância?

A primeira infância compreende os primeiros seis anos de vida de uma criança. Essa é considerada a 1ª etapa da educação básica, constituída pela creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos). Pesquisas em neurologia mostram que a primeira infância é um período fundamental no desenvolvimento cerebral.

O Programa de Educação para a Primeira Infância desenvolvido pela Casa da Criança proporciona educação transformadora e integral, em articulação com a rede oficial do Município, e, sobretudo em parceria com a família e a comunidade. Para a Casa da Criança, o investimento em educação infantil significa investimento em capital humano e é capaz de reduzir as diferenças socioeconômicas ainda no berço. Para alcançar os objetivos propostos, todas as ações e projetos são pensados, planejados e executados de forma integrada, por meio de grandes áreas.

Programa de Educação Integral

O programa é o que move as ações da Instituição

Baseado na atenção integral à criança, fundamentado em princípios pedagógicos consolidados na valorização do núcleo familiar/comunitário, na promoção e prevenção da saúde, aspectos estes, direcionadores do planejamento das ações e que insere o contexto sócio cultural da criança e da família na rotina da instituição.

Desenvolvido durante o ano todo, através de um conjunto integrado de ações articuladas em rede e diferentes atores sociais, em permanente parceria com a família e a comunidade.

Sua metodologia requer da Instituição um atendimento para além dos muros institucionais, envolvendo não somente a família no compromisso com o desenvolvimento infantil, como toda comunidade no processo construtivo e de formação (social e humanístico) das crianças.

Pauta-se em uma educação infantil dotada de princípios éticos, estéticos e políticos, que reconhece as crianças como agente transformador.

Utiliza-se da jornada integral da creche para o oferecimento de Tempo, Espaço e Conteúdos, lúdicos e criativos que favoreça uma aprendizagem significativa e faça da criança um agente transformador.

Conheça as áreas do Programa de Educação para a Primeira Infância.

Educacional e Pedagógico: promover e acompanhar o processo educativo por meio de ações e atividades integradas, articuladas, de forma participativa e inter setorial para o alcance do desenvolvimento global de todas as capacidades e possibilidades infantis.

Proteção/Social: desenvolver ações focados na Família e na comunidade, visando à convivência e ao fortalecimento dos vínculos familiares; Incentivar e promover o inter-relacionamento escola-família-criança-comunidade, o protagonismo, a democracia e a participação.

Saúde/Bem-Estar: contribuir para a manutenção da saúde das crianças, enfatizando ações educativas e preventivas, com enfoque nas áreas nutricional e fonoaudiológica.

Formação Continuada: promover oportunidades de formação continuada e encontros sistemáticos envolvendo toda a equipe de trabalho, para uma atuação comprometida com o desenvolvimento profissional.

Fortalecimento institucional: dialogar com a rede de atendimento a criança; realização de eventos beneficentes e articulação e desenvolvimento da comunidade em que atua.

Projetos

MOMENTOS EM TORNO DA ALIMENTAÇÃO

Realizado diariamente, o refeitório passou a ser um laboratório e os momentos da alimentação ganharam novos significados na experiência da vida das crianças, não mais como apenas um ato de comer, mas momento para o estabelecimento de relações, relacionamentos, experiências e significados de vida.

MOSTRA CULTURAL

Realizado coletivamente por alunos e educadores da Casa da Criança, a Mostra Cultural Frutos da Transformação, que revela e torna visível a qualidade dos processos vivenciados no cotidiano da Casa, vivenciado pelas crianças, educadores e famílias, através de um processo investigativo em uma nova forma de ensinar e aprender no contexto educativo.

INTEGRAÇÃO E VIVENCIAS

Realizado em diversos momentos do ano, ocorre através de encontros aproveitando datas comemorativas importantes do calendário com objetivo de integrar a criança e sua familia no ambiente institucional, ampliar saberes, socializar culturas, compartilhar aprendizagens e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

SAÚDE E BEM ESTAR

Realizado através de um conjunto articulado de ações visando a prevenção de doenças e promoção da saúde e bem estar da criança e sua família. As principais ações consistem em: Encontros Temáticos, Campanhas de cuidado e prevenção, Acompanhamento Nutricional, Fonoaudiológico e Social.

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR

Realiza o incentivo a prática do brincar em espaços públicos da cidade, reunindo pessoas de diferentes idades e classes sociais, em parceria com diversos atores da comunidade, em uma rica troca cultural, para o resgate de brincadeiras antigas e o BRINCAR de forma coletiva.

PRESENÇA

Realizado por meio de oficinas de criação de bonecos, a partir do desenho das próprias crianças, os quais posteriormente são distribuídos em espaços públicos, na semana da criança, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade pela segurança e ocupação dos espaços públicos, valorizando a cultura própria desta fase da vida, as brincadeira, a criatividade e o lúdico, sem excesso de consumo.

Em 41 anos de vida, mais de 3 mil crianças assistidas.

SOBRE NÓS

A Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça assegura o desenvolvimento físico, mental, moral, cultural, social e educacional das 120 crianças assistidas.

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(16) 3832-1400

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