Skip to main content
Casa da Criança

Formação Pedagógica

By 23 de fevereiro de 2022No Comments

A Coordenadora pedagógica da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, Valdice Geloni e as professoras Luciane Guedini, Najara Passos, Tânia Regina Campos de Moraes e Cristina Martins Ferreira, participaram da Live: “Inclusão na Educação Infantil – Um diálogo entre Arte e Pedagogia”, realizada no dia 12 de fevereiro, no horário das 9:30 as 12:30 horas. O encontro formativo foi organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença da Faculdade de Educação da Unicamp (LEPED) e pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) em parceria com a Escola Prima – Primeira Infância; Federação de Arte Educadores do Brasil; Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/Unicamp); e Universidade Estadual de Londrina. O conteúdo abordado trouxe reflexões sobre a temática “A educação inclusiva como um direito para TODOS os estudantes”. A escola deve garantir a igualdade de oportunidades, valorização da diversidade, e promoção da aprendizagem de todos, envolvendo alunos com e sem deficiência. A escola é muito mais do que um local de aprendizagem das disciplinas curriculares tradicionais, é um espaço de socialização e integração, oferece espaços ricos e potentes para um aprendizado de educação significativa. É um espaço de valorização da diversidade que favorece o desenvolvimento cognitivo, evidentemente, mas também socioemocional.”
A Escola promove a educação inclusiva quando valoriza as Cem linguagens da criança, se conectada com a identidade do professor pesquisador, que registra, observa, educa, se relaciona, é curioso e organiza bons contextos em um ambiente transformador.
Essa Escola inclusiva é responsabilidade de todos, FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE.

 

Leave a Reply