Este ano, a Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça está resgatando a cultura popular das festas juninas, como parte de seu projeto pedagógico. Na tarde de 21 de junho, a instituição convidou familiares dos alunos assistidos para a quadrilha, engajando a comunidade e fazendo com que todos voltassem seus olhares para a riqueza da cultura popular brasileira.
O evento foi inserido no calendário escolar da Casa da Criança no início do ano letivo e busca embasar aspectos socioeconômicos, históricos, culturais, étnicos presentes na literatura, nos hábitos e costumes populares.
A festança da Casa da Criança foi realizada no quarteirão, nos arredores da instituição, favorecendo a participação da vizinhança e de toda a cidade. A rua foi interditada.
Com antecedência as ações para o dia do evento foram programadas detalhadamente. Todos, alunos, professores, pais e funcionários, plenamente envolvidos no planejamento, se reuniram para pensar no evento e nas estratégias adotadas para envolver a comunidade.
“A creche é uma instituição laica. Recebemos alunos de famílias que professam várias religiões e respeitamos a diversidade. Por isso, tivemos o cuidado para não conferir qualquer caráter religioso à festança. Todo o planejamento foi pensado como um bom momento para oferecer novas aprendizagens aos alunos, suas famílias e comunidade presente.”, destaca a coordenadora Janaína Cristina Amadeu.
Além dos alunos, pais e familiares usaram traje típico, ajudaram na decoração, na troca dos alunos, participaram da dança e de toda preparação do evento que envolveu 120 crianças das seis salas.
Cada turma organizou suas apresentações. Educadores e funcionários foram personagens de um divertido casamento caipira. Os alunos foram protagonistas das manifestações culturais inspiradas. O evento foi sucesso total, com a participação de aproximadamente 400 pessoas, que se maravilharam ao verem as crianças tão felizes. Ao final da festa, todos os participantes colaboraram com a limpeza. A Casa da Criança recebeu a doação de algodão doce do Grupo Colorado.