Os pais dos alunos dos Berçários I e II da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça foram recebidos no final da tarde do dia 27 de março para uma palestra sobre Educação Alimentar e Desenvolvimento Infantil. O encontro foi conduzido pela nutricionista da Casa, Jéssica Cardoso Theodolino e pela fonoaudióloga Juliana de Cássia Faria Croscato, com a participação das educadoras dos Berçários e das cozinheiras da Instituição.
“Os pais tiveram a oportunidade de trocar informações com os profissionais da Casa da Criança para construir novos conhecimentos e relações com educadoras, cozinheiras, equipe técnica e familiares, fortalecendo o protagonismo e a participação da família no projeto político pedagógico da Instituição.”, destacou a Coordenadora da Casa da Criança, Janaína Amadeu.
Alimentação complementar
O tema central do encontro foi a introdução da alimentação complementar, que compreende a oferta de outros alimentos, além do leite materno. As profissionais orientaram os pais sobre a importância dessa fase para a formação de hábitos alimentares saudáveis. As profissionais enfatizaram que, nesse momento, a criança passa a conhecer a infinidade de sabores que a acompanharão pelo resto de sua vida.
A introdução desses alimentos, além de oferecer novos nutrientes para o crescimento e desenvolvimento adequados, permite que a criança alcance progressivamente os hábitos alimentares da família. A idade apresentada pelos bebês é um período de adaptação da criança à oferta de alimentos em novas texturas, sabores, odores e cores e exige muita dedicação e participação da família e educadores.
A introdução dos alimentos complementares e texturas alimentares deve ser iniciada de forma lenta e gradual, com o máximo possível de variação de alimentos para que a criança receba todos os nutrientes de que necessita e, também, para contribuir com a formação dos hábitos alimentares, além de evitar a monotonia alimentar.
As palestrantes ressaltaram a importância da alimentação saudável, e do equilíbrio entre nutrientes energéticos (carboidratos e lipídeos), construtores (proteínas) e reguladores (vitaminas e sais minerais).
Buscando contribuir para a educação alimentar das famílias assistidas, a palestra organizada pela Casa da Criança alertou os pais sobre a importância da restrição do uso de açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida.
A importância dos movimentos mastigatórios para o desenvolvimento dos músculos da face e consequentemente desenvolvimento da fala também foi apresentado aos participantes.