Casa da Criança
A Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça é um espaço de Educação, de Cuidados e de promoção de Direitos que contribui para o pleno desenvolvimento de crianças de 06 meses a 04 anos residentes no município de Ipuã. Atualmente é responsável por 54% da oferta de vagas em creche de Ipuã.
Visa contribuir com uma educação transformadora e integral, em articulação com a rede, em parceria com a família e a comunidade no compromisso com a criança, a fim de oportuniza-las Educação com qualidade e reconhecimento.

“Criança tem que ter amor, lar, escola e todas as condições de desenvolvimento…O futuro do país está nas crianças de hoje. Criança tem que ser nutrida e frequentar escola.” Já dizia Sr. Oswaldo Ribeiro de Mendonça.
Missão, Visão e Valores
Atender crianças inseridas em contexto de vulnerabilidade e risco, oferecendo-lhes educação com qualidade e melhores condições para seu bem-estar, através de ações que propicie seu desenvolvimento integral, apoiando suas famílias, objetivando excelência nos serviços prestados à sociedade.
Uma Educação capaz de transformar uma sociedade, por meio da proteção e do desenvolvimento integral das crianças.
- Educação: com qualidade e Integralidade;
- Trabalho: com espírito de equipe e em rede;
- Honestidade: com transparência e competência;
- Respeito: humano e profissional;
- Desenvolvimento: com responsabilidade social.
Além das crianças, o trabalho de desenvolvimento social da Casa da Criança chega a impactar aproximadamente 2 mil pessoas presentes nos eventos internos e externos realizados anualmente com as famílias e comunidade, como: Semana Mundial do Brincar; Projeto Integração; Projeto Presença, Mostra Cultural e demais.
Inspiração
Com recursos próprios, em 16 de março de 1978, o empresário Oswaldo Ribeiro de Mendonça entregou à comunidade a primeira creche de Ipuã Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça. Oswaldo, caminhando pela periferia com o então Prefeito, visitou uma casa, nela havia uma criança sozinha, amarrada aos pés de uma mesa, com um prato de comida ao lado. A cena foi fruto da atitude desesperada da mãe que precisava trabalhar, mas não tinha com quem deixar o filho.
O empresário entristeceu-se e, inconformado com a situação, idealizou uma instituição, onde as crianças pudessem ter seus direitos básicos assegurados, acesso à educação, ao brincar, alimentação, vestuário, independente de classe social. A Casa da Criança nasceu com a missão de ser como um lar, local seguro para as mães trabalhadoras deixarem seu filhos. Quando a Casa da Criança foi fundada dedicava-se exclusivamente à missão assistencialista, atendendo a 80 crianças de 0 a 5 anos de idade em situação de extrema pobreza. Com o tempo, dos anos, mediante tamanha procura por vagas a instituição ampliou o número de atendimento às crianças, fortalecendo seus espaços não só de cuidados assistencial, mas como um local educacional e de direitos essenciais à Criança.
Proposta para Educação
A organização desde 2011, conta com a estruturação de um PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL que surgiu de um Planejamento Estratégico Participativo que contou com a participação de profissionais, gestores, técnicos, educadores, pais e familiares.
A partir de então, nasce uma nova visão onde Criança, familiares e comunidade, passam a ser vistos como parceiros da organização e seu envolvimento na construção da proposta possibilitaram fortalecer as parcerias e maior proximidade com o universo atendido, isso refletiu na melhoria da qualidade do atendimento oferecido à criança.
Buscando inovar e oferecer atendimento de excelência, em 2015, a Organização vai buscar inspirações na abordagem educativa de Reggio Emilia – Itália, proposta cinquentenária que propõe o rompimento com os padrões tradicionais de educação, criada pelo pedagogo e educador Lóris Malaguzzi, que revela a importância das Cem Linguagens da Criança e a Pedagogia da Escuta.
Inspiramos-nos em uma prática conhecida mundialmente onde sua perspectiva inverte a relação tradicionalista entre o detentor do saber e o recebedor (professor/aluno), onde o professor aprende enquanto ensina, por meio da escuta – ponto central de todo trabalho pedagógico.
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Os conteúdos educacionais trabalhados têm como eixo orientador o Projeto Pedagógico, documento orientador do processo ensino aprendizagem que tem como premissa a centralidade da criança no processo educativo em diferentes experiências e aprendizagens (escuta, expressão e produção da criança), enfoca o aprendizado por meio das múltiplas linguagens e busca nortear o caminho para promoção do desenvolvimento integral.
O Brincar é o eixo principal para o desenvolvimento das atividades, a brincadeira favorece a criança em todos os aspectos: emocional, psicomotor, perceptivo e cognitivo. O brincar é uma ação livre, que possibilita a interação entre criança/criança e criança/adulto, contribuindo para a apropriação da cultura e ampliação das experiências sensoriais, expressivas e corporais.
O papel do adulto neste contexto é de mediador do processo ensino aprendizagem, em um permanente relacionamento com a criança, de escuta recíproca, observação, investigação e documentação (elementos essenciais) dando máxima atenção às transformações ocorridas no cotidiano vivenciado pelas crianças.
Neste processo de trabalho as ações e situações partem inicialmente de uma pesquisa investigativa valorizada no cotidiano educativo. Instrumento que possibilita novas formas de fazer educação e tornar visível através da documentação pedagógica, os aprendizados, saberes, e o desenvolvimento infantil. Primordial ferramenta capaz de fomentar o aprendizado, dar valor e tornar explicitamente visível os processos de aprendizagem subjetivos, adquiridos através da observação.
Nos processos avaliativos busca-se envolver todos os aspectos da vida escolar; o aprendizado das crianças, a profissionalização do pessoal, organização e qualidade do serviço, tudo é entendido como oportunidade para reconhecer e negociar os significados e intencionalidades do projeto educativo que se configura como ação pública de diálogo e de interpretação.
Respaldados na Proposta Político Pedagógica, a organização […] a valorizar a imagem de uma “Criança ativa, competente e crítica; uma criança que é, portanto, “desafiadora”, porque produz mudança e movimento dinâmico nos sistemas em que está envolvida, inclusive a família, a sociedade e a escola. Ela produz cultura, valores e direitos, competente para viver aprender.” (Diálogos com Reggio Emilia, Claudia Rinaldi, pag.156).
Membros da Diretoria, Conselho e Funcionários.
Walcídio Maranhão de Lima Júnior | Presidente |
Marciel Mandrá Lima | 1ª Vice Presidente |
Ana Tavares do Nascimento | 2ª Vice Presidente |
Maria Cecília de Siqueira Reis Conrado | 1ª Secretária |
Benedita Inês Barbosa de F. Borges | 2ª Secretária |
Rodrigo Luis Reis Conrado | 1º Tesoureiro |
Saulo Antônio de Melo | 2º Tesoureiro |
José Antônio Batista | Presidente do Conselho |
José Pedro dos Santos Júnior | Secretário do Conselho |
Paulo Osório Clemente | Conselheiro |
Itamar Romualdo | Conselheiro |
Antônio Marcos Ferreira | Conselheiro |
Antônio Wilson de Oliveira | Conselheiro |
Regina Célia Rocha de Siqueira Reis | Conselheira |
Osmani Buranelo | Conselheiro |
Aparecida de Lourdes Silva e Lima | Conselheiro Suplente |
Sidneia Ferreira de Paula | Conselheiro Suplente |
Ana Regina Rocha Tasinafo | Conselheiro Suplente |
Tiago Tazinafo Antunes | Conselheiro Suplente |
Paulo Molinari | Conselheiro Fiscal |
Moacir Tazinafo | Conselheiro Fiscal |
Angelo Fressatti Rocha | Conselheiro Fiscal |
Gustavo Brenner Garcia Peixoto | Conselheiro Fiscal Suplente |
Wagner Ferreira de Oliveira | Conselheiro Fiscal Suplente |
Fausto Mizuki | Conselheiro Fiscal Suplente |
ALINE IZIDRO COSTA | LETICIA MARIA GERIM |
ANA MARIA DE OLIVEIRA | LUANA OLINI LOURENÇO |
CRISTIANE FERREIRA RODRIGUES PEREIRA | LUCAS STÁBILE MAGRON |
CRISTINA MARTINS FERREIRA | LUCIANA APARECIDA DE CARVALHO |
ELISANGELA DA SILVA SANTOS | LUCIANE APARECIDA RIBEIRO GUEDINI |
ELIZETE CORDEIRO | LUZIA APARECIDA DIAS |
JANAINA CRISTINA AMADEU DA SILVA | MARIA DE NAZARE FREITAS DA SILVA |
JESSICA CARDOSO THEODOLINO | NAJARA SILVA VILELA PASSOS |
JOSIANE DE PINA | SHIRLEY REGINA LEANDRO |
JULIANA DE CASSIA FARIA CROSCATO | TANIA REGINA CAMPOS DE MORAIS |
LARISSA APARECIDA OTAVIO | VALDICE DOS REIS GELONI |
VALQUIRIA BARBETO |
Em 41 anos de vida, mais de 3 mil crianças assistidas.