Skip to main content

Casa da Criança
Armanda Malvina de Mendonça

A Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça é um espaço de Educação, de Cuidados e de promoção de Direitos que contribui para o pleno desenvolvimento de crianças de 06 meses a 04 anos residentes no município de Ipuã. Atualmente é responsável por 54% da oferta de vagas em creche de Ipuã.

Visa contribuir com uma educação transformadora e integral, em articulação com a rede, em parceria com a família e a comunidade no compromisso com a criança, a fim de oportuniza-las Educação com qualidade e reconhecimento.

“Criança tem que ter amor, lar, escola e todas as condições de desenvolvimento…O futuro do país está nas crianças de hoje. Criança tem que ser nutrida e frequentar escola.” Já dizia Sr. Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Missão, Visão e Valores

Atender crianças inseridas em contexto de vulnerabilidade e risco, oferecendo-lhes educação com qualidade e melhores condições para seu bem-estar, através de ações que propicie seu desenvolvimento integral, apoiando suas famílias, objetivando excelência nos serviços prestados à sociedade.

Uma Educação capaz de transformar uma sociedade, por meio da proteção e do desenvolvimento integral das crianças.

  • Educação: com qualidade e Integralidade;
  • Trabalho: com espírito de equipe e em rede;
  • Honestidade: com transparência e competência;
  • Respeito: humano e profissional;
  • Desenvolvimento: com responsabilidade social.

Além das crianças, o trabalho de desenvolvimento social da Casa da Criança chega a impactar aproximadamente 2 mil pessoas presentes nos eventos internos e externos realizados anualmente com as famílias e comunidade, como: Semana Mundial do Brincar; Projeto Integração; Projeto Presença, Mostra Cultural e demais.

Inspiração

Com recursos próprios, em 16 de março de 1978, o empresário Oswaldo Ribeiro de Mendonça entregou à comunidade a primeira creche de Ipuã Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça. Oswaldo, caminhando pela periferia com o então Prefeito, visitou uma casa, nela havia uma criança sozinha, amarrada aos pés de uma mesa, com um prato de comida ao lado. A cena foi fruto da atitude desesperada da mãe que precisava trabalhar, mas não tinha com quem deixar o filho.

O empresário entristeceu-se e, inconformado com a situação, idealizou uma instituição, onde as crianças pudessem ter seus direitos básicos assegurados, acesso à educação, ao brincar, alimentação, vestuário, independente de classe social. A Casa da Criança nasceu com a missão de ser como um lar, local seguro para as mães trabalhadoras deixarem seu filhos. Quando a Casa da Criança foi fundada dedicava-se exclusivamente à missão assistencialista, atendendo a 80 crianças de 0 a 5 anos de idade em situação de extrema pobreza. Com o tempo, dos anos, mediante tamanha procura por vagas a instituição ampliou o número de atendimento às crianças, fortalecendo seus espaços não só de cuidados assistencial, mas como um local educacional e de direitos essenciais à Criança.

Proposta para Educação

A organização desde 2011, conta com a estruturação de um PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL que surgiu de um Planejamento Estratégico Participativo que contou com a participação de profissionais, gestores, técnicos, educadores, pais e familiares.

A partir de então, nasce uma nova visão onde Criança, familiares e comunidade, passam a ser vistos como parceiros da organização e seu envolvimento na construção da proposta possibilitaram fortalecer as parcerias e maior proximidade com o universo atendido, isso refletiu na melhoria da qualidade do atendimento oferecido à criança.

Buscando inovar e oferecer atendimento de excelência, em 2015, a Organização vai buscar inspirações na abordagem educativa de Reggio Emilia – Itália, proposta cinquentenária que propõe o rompimento com os padrões tradicionais de educação, criada pelo pedagogo e educador Lóris Malaguzzi, que revela a importância das Cem Linguagens da Criança e a Pedagogia da Escuta.

Inspiramos-nos em uma prática conhecida mundialmente onde sua perspectiva inverte a relação tradicionalista entre o detentor do saber e o recebedor (professor/aluno), onde o professor aprende enquanto ensina, por meio da escuta – ponto central de todo trabalho pedagógico.

Continue lendo

Os conteúdos educacionais trabalhados têm como eixo orientador o Projeto Pedagógico, documento orientador do processo ensino aprendizagem que tem como premissa a centralidade da criança no processo educativo em diferentes experiências e aprendizagens (escuta, expressão e produção da criança), enfoca o aprendizado por meio das múltiplas linguagens e busca nortear o caminho para promoção do desenvolvimento integral.

O Brincar é o eixo principal para o desenvolvimento das atividades, a brincadeira favorece a criança em todos os aspectos: emocional, psicomotor, perceptivo e cognitivo. O brincar é uma ação livre, que possibilita a interação entre criança/criança e criança/adulto, contribuindo para a apropriação da cultura e ampliação das experiências sensoriais, expressivas e corporais.

O papel do adulto neste contexto é de mediador do processo ensino aprendizagem, em um permanente relacionamento com a criança, de escuta recíproca, observação, investigação e documentação (elementos essenciais) dando máxima atenção às transformações ocorridas no cotidiano vivenciado pelas crianças.

Neste processo de trabalho as ações e situações partem inicialmente de uma pesquisa investigativa valorizada no cotidiano educativo. Instrumento que possibilita novas formas de fazer educação e tornar visível através da documentação pedagógica, os aprendizados, saberes, e o desenvolvimento infantil. Primordial ferramenta capaz de fomentar o aprendizado, dar valor e tornar explicitamente visível os processos de aprendizagem subjetivos, adquiridos através da observação.

Nos processos avaliativos busca-se envolver todos os aspectos da vida escolar; o aprendizado das crianças, a profissionalização do pessoal, organização e qualidade do serviço, tudo é entendido como oportunidade para reconhecer e negociar os significados e intencionalidades do projeto educativo que se configura como ação pública de diálogo e de interpretação.

Respaldados na Proposta Político Pedagógica, a organização […] a valorizar a imagem de uma “Criança ativa, competente e crítica; uma criança que é, portanto, “desafiadora”, porque produz mudança e movimento dinâmico nos sistemas em que está envolvida, inclusive a família, a sociedade e a escola. Ela produz cultura, valores e direitos, competente para viver aprender.” (Diálogos com Reggio Emilia, Claudia Rinaldi, pag.156).

Membros da Diretoria, Conselho e Funcionários.

Walcídio Maranhão de Lima Júnior Presidente
Marciel Mandrá Lima 1ª Vice Presidente
Ana Tavares do Nascimento 2ª Vice Presidente
Maria Cecília de Siqueira Reis Conrado 1ª Secretária
Benedita Inês Barbosa de F. Borges 2ª Secretária
Rodrigo Luis Reis Conrado 1º Tesoureiro
Saulo Antônio de Melo 2º Tesoureiro
José Antônio Batista Presidente do Conselho
José Pedro dos Santos Júnior Secretário do Conselho
Paulo Osório Clemente Conselheiro
Itamar Romualdo Conselheiro
Antônio Marcos Ferreira Conselheiro
Antônio Wilson de Oliveira Conselheiro
Regina Célia Rocha de Siqueira Reis Conselheira
Osmani Buranelo Conselheiro
Aparecida de Lourdes Silva e Lima Conselheiro Suplente
Sidneia Ferreira de Paula Conselheiro Suplente
Ana Regina Rocha Tasinafo Conselheiro Suplente
Tiago Tazinafo Antunes Conselheiro Suplente
Paulo Molinari Conselheiro Fiscal
Moacir Tazinafo Conselheiro Fiscal
Angelo Fressatti Rocha Conselheiro Fiscal
Gustavo Brenner Garcia Peixoto Conselheiro Fiscal Suplente
Wagner Ferreira de Oliveira Conselheiro Fiscal Suplente
Fausto Mizuki Conselheiro Fiscal Suplente
ALINE IZIDRO COSTA LETICIA MARIA GERIM
ANA MARIA DE OLIVEIRA LUANA OLINI LOURENÇO
CRISTIANE FERREIRA RODRIGUES PEREIRA LUCAS STÁBILE MAGRON
CRISTINA MARTINS FERREIRA LUCIANA APARECIDA DE CARVALHO
ELISANGELA DA SILVA SANTOS LUCIANE APARECIDA RIBEIRO GUEDINI
ELIZETE CORDEIRO LUZIA APARECIDA DIAS
JANAINA CRISTINA AMADEU DA SILVA MARIA DE NAZARE FREITAS DA SILVA
JESSICA CARDOSO THEODOLINO NAJARA SILVA VILELA PASSOS
JOSIANE DE PINA SHIRLEY REGINA LEANDRO
JULIANA DE CASSIA FARIA CROSCATO TANIA REGINA CAMPOS DE MORAIS
LARISSA APARECIDA OTAVIO VALDICE DOS REIS GELONI
VALQUIRIA BARBETO

Em 41 anos de vida, mais de 3 mil crianças assistidas.

SOBRE NÓS

A Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça assegura o desenvolvimento físico, mental, moral, cultural, social e educacional das 120 crianças assistidas.

SIGA A CASA DA CRIANÇA

CONTATO

Av. Rui Barbosa, 1297

(16) 3832-1400

casacriancaipua@gmail.com

Ipuã,SP

COMO CHEGAR