Skip to main content
Casa da Criança

Pela valorização da potencialidade e a proteção da Infância, Casa da Criança promove nova edição do Projeto Presença

By 13 de outubro de 2017julho 2nd, 2019No Comments

Ato Público

Chamar a atenção da sociedade para a segurança na infância e pela construção de uma cultura de valorização da potencialidade da criança, da brincadeira, criatividade e do lúdico, em contraposição ao consumo excessivo. Esses são os principais objetivos do Projeto Presença, que convoca a sociedade a pensar e promover Uma Infância bem vivida.

Este ano, o ato público para distribuição dos bonecos em comemoração ao Dia das Crianças, foi realizado hoje, na Rua General Osório, paralela ao prédio da Casa da Criança, no horário das 09 as 11 hs. No espaço público, educadores, crianças da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, Instituto ORM, Cepem II; famílias, vizinhança e comunidade, encontraram-se nas brincadeiras, cantigas de rodas, contação de história, oficinas de pintura facial, de desenho e de construção de bonecos, algodão doce. Ao final todas as crianças tiveram a oportunidade de escolher de presente um boneco, em comemoração ao Dia da Criança. A sociedade marcou presença em defesa de uma Infância, com mais brincadeiras, mais sonhos, mais encantamento e menos consumismo.

Oficinas

A Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, em parceria com a Redsolare Brasil, desde 2015 vem realizando este projeto na cidade de Ipuã. O Projeto Presença nasceu em Salvador – BA em 2012, com o nome Ausência Gera Violência, Marque Presença! com o tema “A Criança na FELIZCidade”

A distribuição dos bonecos foi a etapa final de um processo de valorização do processo criativo das crianças, que tornam-se os agentes responsáveis pelo projeto do começo ao fim. Participaram do Projeto crianças na faixa etária de 2 a 4 anos de idade.

“São as crianças as autoras desse processo de criação e transformação dos bonecos que tomam forma, ganham nome e vida a partir da interpretação e representação dos desenhos feitos pelas próprias crianças”, destaca a coordenadora da Casa da Criança Janaina Amadeu.

A cada ano a iniciativa é potencializada por um crescente movimento colaborativo que envolve educadores, funcionários, grupo de voluntarias da Casa da Criança, crianças, familiares, com a adesão da escola particular “Centro de Educação Construindo (CEC) e os quatro polos do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, nas cidades de Orlândia, Guaíra, Ipuã e Miguelópolis e comunidade, unidos neste laço de solidariedade.

Este ano as Oficinas de construção de bonecos aconteceram durante os meses de agosto e setembro, nas dependências das instituições participantes, conforme planejamento com o público envolvido. Na Casa da Criança as oficinas foram realizadas às segundas, quartas e quintas-feiras, no horário das 14 às 16 horas.

À convite da Casa da Criança, desde 2016, o IORM abraça causa, tornando-se parceiro da iniciativa. As oficinas de construção de bonecos foram realizadas envolvendo também os alunos do Projeto Usina da Dança nas quatro cidades nas quais o Projeto é desenvolvido.

Oficinas casaram com o trabalho que já vinha sendo realizado durante os encontros dos Grupos de Artes e Convivência, possibilitando o fortalecimento da convivência, do trabalho em equipe, da autonomia, reflexão sobre diferentes tipos de violência, despertar do sentimento de pertença, solidariedade, e integrando-os de forma criativa com os personagens do pequeno príncipe, tema do espetáculo que será representado e apresentado pelos alunos ao final do ano”, afirma a assistente social do IORM, Letícia Gerim.

Leave a Reply