“Relações crianças, adultos e ambientes – movimentos em torno da alimentação.”, trabalho de pós-graduação da diretora da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, Janaína Cristina Amadeu, foi apresentado durante o II Encontro Internacional do Centro de Educação Profissional e Educacional – Ceduc, realizado no dia 19 de janeiro, no Espaço Natura, em São Paulo.
O evento
O evento, que teve como tema Os Caminhos da Investigação junto às crianças, o pensamento projetual na prática cotidiana da educação da primeira infância. contou com as participações das especialistas em pedagogia de Reggio Emília, Paola Strozzi e Marina Castagnetti.
A região de Reggio Emília é referência mundial de prática educativa na primeira infância. O Projeto idealizado pelo pedagogo Loris Malaguzzi, foi implantado nas escolas de Educação Infantil na cidade de Reggio Emilia, logo após o término da segunda guerra e apresenta uma abordagem pedagógica voltada para a criança como protagonista na construção do seu conhecimento.
Entre todos os trabalhos apresentados na finalização do curso de pós-graduação “Abordagem Educativa de Reggio Emilia” realizado pelo Instituto Singularidades em São Paulo, o elaborado pela diretora da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça foi um dos dois escolhidos pela italiana Paola Strozi para ser apresentado no seminário e comentado por ela.
Participação
A participação no Fórum foi extremamente importante pelo fato de ser uma experiência realizada em escola brasileira, do terceiro setor, à luz da inspiração da abordagem de Reggio Emilia, que contribuiu para reforçar a ideia de que é possível desenvolver uma educação de qualidade, pensada em nosso contexto brasileiro.
A pesquisa realizada reforça a importância dos ambientes e das relações entre crianças, adultos e espaços no processo educacional, aqui em especifico durante os momentos de alimentação na creche. O trabalho teve como orientadora a professora Danielle Cristina Wolff.